Jogar Sevivon

COMO JOGAR SEVIVON



A origem
Antíoco decretou que cada aula de Torá era crime punível com morte ou prisão. Em desafio, as crianças estudavam em segredo, e quando as patrulhas sírias eram avistadas, fingiam estar jogando uma inocente brincadeira de pião, também conhecido como dreidel (em yidish) e sevivon (em hebraico).

As letras



Todo sevivon possui quatro lados com uma letra hebraica em cada um deles.  



As quatro letras são:


Cada letra é a inicial de uma palavra.

Nun primeira letra da palavra nes, que significa "milagre"

Guimel primeira letra de gadol, que significa "grande"
Hei primeira letra de haya, que significa "era" ou "foi"
Shin primeira letra de sham, que significa "lá"


Juntas, estas letras formam a frase: "Um grande milagre aconteceu lá".
Em Israel, ao invés da letra shin (para designar sham, lá), o sevivon possui a letra pei de pô, aqui) para que as letras dos lados do pião forme a frase: "Um grande milagre aconteceu aqui".

Atualmente
Uma vez que as crianças têm dinheiro e tempo livre, é natural que acabem brincando com o sevivon.
Mas o sevivon também tem uma mensagem especial: possui quatro lados, cada um com uma letra do alfabeto hebraico, formando a frase: "Um grande milagre aconteceu lá", mostrando assim que, mesmo nos momentos de lazer, a pessoa deve lembrar que a Providência Divina dirige tudo, em todas as situações.

Regras para jogar Sevivon
1) Ao iniciar, cada jogador recebe a mesma quantia de moedas.
2) A cada partida, depositam a mesma quantia na mesa.
3) Cada jogador deverá, alternadamente, girar o sevivon. Dependendo da letra que cair, o jogador procederá da seguinte maneira:

"Nun": não perde nem ganha nada;

"Guímel": ganha todas as moedas da mesa;
"Hei": ganha a metade das moedas da mesa; e
"Shin": deposita na mesa o mesmo valor colocado anteriormente.




Outras Atividades para as Crianças:

Outra atividade para as crianças pode ser colorir a figura e decorar a casa. Mas observe a figura abaixo. Veja como a casa está decorada. Figuras relacionadas à festa foram penduradas na parede para enfeitá-la. Figuras como essas podem ser produzidas pelas crianças com a ajuda dos adultos e colocadas em diversas partes da casa. Isso motiva as crianças a participarem com alegria da festa, faz as crianças valorizarem a nossa cultura e desejarem preservá-la com amor.



Outra atividade super interessante é confeccionar um sevivom com as crianças. Eles podem também ser usados para decorar a casa. Podem ser pendurados pela casa para criar o clima da festa. Se forem feitos de um material mais durinho, podem até usar para brincar  se as crianças não tiverem um de madeira ou plástico.







Nenhum comentário:

Postar um comentário